quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Café pra toda "obra"!!




"A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor." -- Immanuel Kant

O café é (e sempre será) bem vindo nas citações de filósofos, na conversa de artistas, no horário do “chá da tarde” (que para nós, brasileiros, é o CAFÉ DA TARDE), após o almoço, após o jantar, ao visitar alguém, ao ser visitado. Também está presente no momento de estresse, de tardes tediosas, reuniões de trabalho...Até na caixa de bombom!!

A amizade está presente em nossos corações!!

Certa vez um homem sábio me disse “Pati, conte seus amigos em uma mão, porque duas já é exagero!!”... Carrego essa frase comigo há anos!!

                                                                                      Entretanto...

Num momento de descontração, agora pouco, tomando meu café pensei
“Melhor sobrar do que faltar!!”.
São poucos os amigos à quem confiamos segredos, histórias antigas, um novo amor (ou um amor sofrido...), uma viagem, um sonho (ou vários), enfim, são poucos!!

Não adianta falar que todos que estão no seu Facebook você conhece, confia e, de verdade, SÃO SEUS AMIGOS!!!

Nietzsche já dizia “Enganar os outros é um defeito relativante insignificante”; o que nos transforma em monstros é o autoengano. E, ainda falando no “BIGODUDO”, há outra frase sobre a amizade que me cativa: “Amigos deveriam ser mestres em adivinhar e calar: não se deve querer saber tudo.”

Um pensamento do escritor e filósofo Albert Camus reflete muito bem sobre o segredo da amizade:

“Não caminhe na minha frente, porque talvez eu não possa seguí-lo. Não caminhe atrás de mim, porque talvez eu não possa guiá-lo. Caminhe ao meu lado e seremos amigos.”
E, falando sobre esse assunto tão discutido ENTRE amigos, pergunto: Então... Já refletiu, hoje, sobre suas amizades? Sabe em quem confiar? Tem muitos amigos?
                                                        Se a resposta de todas essas perguntas for sim,

                                                                                                                                CUIDADO!!

“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar.” (Johann Goethe) 


E, não menos importante, senão o mais instigante:

"Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Pois é: Judas andava com Cristo. Cristo andava com Judas." (Millôr Fernandes)
E, ressaltando o início deste texto, “dizem por aí” que tudo no Brasil acaba em pizza...
                                Eu gostaria de sugerir que acabasse num bom café!!


Pati Hipólito.

(follow me on Twitter @patihipolito )
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário